quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Minha tradução de S. Beckett

Eu desisti antes de nascer

Samuel Beckett

Eu desisti antes de nascer, não é possível de outra forma, mas nascer tinha que ser, era ele, eu estava dentro, é assim que eu vejo, foi ele que chorou, ele que viu a luz, eu não chorei, eu não vi a luz, é impossível, eu deveria ter uma voz, impossível, eu deveria ter pensamentos e eu falo e penso, eu faço o impossível, não é possível de outra maneira, era ele que tinha uma vida, eu não tinha uma vida, uma vida que não valia a pena ter, por minha causa, ele vai se fazer para a morte, por minha causa, contarei a história, a história de sua morte, o fim de sua vida e sua morte, sua morte por si só não seria suficiente, não seria suficiente para mim, se ele chacoalhar, é ele quem vai chacoalhar, eu não vou chacoalhar, ele quem vai morrer, eu não vou morrer, talvez eles o enterrem, se o encontrarem, eu estarei dentro, ele vai apodrecer, eu não vou apodrecer, não haverá nada dele além de ossos, eu estarei dentro, nada além de poeira, eu estarei dentro, não é possível de outra maneira, é assim que eu vejo, o fim de sua vida e sua morte, como ele vai fazer isso, vai chegar ao fim, é impossível, eu deveria saber, vou saber, passo a passo, impossível, eu deveria saber, vou dizer, no presente, não haverá mais conversa de mim, só dele, do fim de sua vida e sua morte, de seu enterro se o encontrarem, isso será o fim, não continuarei sobre vermes, sobre ossos e poeira, ninguém se importa com eles, a menos que eu esteja entediado em sua poeira, isso me surpreenderia, tão duro quanto eu estava em sua carne, aqui longo silêncio, talvez ele se afogue, ele sempre quis se afogar, ele não queria que eles o encontrassem, ele não pode querer mais agora, mas ele costumava querer se afogar, ele não quer que eles o encontrem, águas profundas e uma mó, pulso gasto como todos os outros, mas por que um dia à esquerda, à esquerda e não outra direção, aqui longo silêncio, não haverá mais eu, ele nunca mais dirá eu, ele nunca mais dirá mais nada, ele não falará com ninguém, ninguém falará com ele, ele não falará sozinho, ele não pensará mais, ele continuará, eu estarei lá dentro, ele virá para um lugar e cairá, por que lá e não em outro lugar, cair e dormir, mal por minha causa, ele se levantará e continuará, mal por minha causa, ele não pode mais ficar parado, por minha causa, ele não pode continuar mais, por minha causa, não sobra nada na cabeça dele, alimentarei tudo que se precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário