quinta-feira, 9 de maio de 2024

Anotações auxiliares a uma grande amiga em sua pergunta sobre um trecho de Heidegger

Untitled
O elemento distinto do pensamento metafísico, elemento que erige o fundamento para o ente, reside no fato de, partindo do que se presenta, representa a este em sua presença e assim o apresentar como fundado desde seu fundamento.

Martin Heidegger

Primeiro, modifiquemos a ordem, isso auxiliará: Partindo do que se presenta, o elemento distinto do pensamento metafísico reside no fato de representar ao ente em sua presença e assim o apresentar como fundado desde seu fundamento, esse elemento distintivo do pensamento metafísico erige o fundamento para o ente.

Comentemos.

Nessa época, o Heidegger já diferenciava filosofia (uma tarefa que chegou ao seu fim histórico) de pensamento (algo ainda por fazer), daí denominar "pensamento metafísico" ao impulso (filosófico) que percorre a história do pensamento. A filosofia ("pensamento metafísico") caracteriza-se pela busca de um ente especial e último que serviria de fundamento a todos os outros: água (para Tales de Mileto), o indivisível ou o átomo (para Demócrito e cia.), a ideia (para Platão), substância e forma (para Aristóteles), etc. Esse ente último e fundante preside sobre essa busca de maneira a desdiferenciar o ser e os entes, pois o ser estaria (1) presente em todos os entes e (2) seria sempre idêntico a si (autossimilar, selfsame). Por o ser estar sempre presente em todos os entes e aparecer assim como os entes aparecem, dar-se-ia ao conhecimento (expondo plenamente a fenomenalidade dos fenômenos).

Isso está contrário à proposta heideggeriana de que o aparecer dos entes gera uma basculação do ser, pois o próprio fato de aparecer, o aparecimento em si, desaparece para que a coisa aparecida apareça(-nos). Sei que "apresentar o ente como fundado desde seu fundamento" soa confuso, mas Heidegger avança, com essa afirmação, ao núcleo da questão: o aparecer nunca se dá plenamente, esconde algo ao ocorrer, fazendo com que a verdade (se) re-vele (esconda-se e exponha-se e esconda e exponha algo simultaneamente). Se há basculação, não pode haver presença constante, senão ausência ocasional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário