segunda-feira, 10 de março de 2014

Bateria Fraca

             Aos que de mim nada sabem, chamam-me Igor S. Livramento, (ignore o S. de Silva), sou baterista há sete anos, autoproclamado escritor desde os 16 e leitor esporádico desde os 14. As minhas inclinações e percepções acerca de ambos os temas, literatura e música, serão exploradas no decorrer das semanas, meses e anos da vida deste blog. Misto de pensamento cotidiano com reflexão filosófico psicológica de natureza bastante particular e sem qualquer cunho doutrinário ou teórico. Minhas próprias leituras nestes e noutros tantos assuntos estão ainda sendo feitas e recentemente desenvolvi muito gosto pela leitura filosófica (curiosamente agora que ingressei no curso de Língua Portuguesa e Literaturas).
            Eu, qual todo escritor que passa por uma crise criativa, estou virado num celular velho com pouca bateria. A mistura de brevidade e desespero assombra cada princípio de ideia criativa antes mesmo dela se desenvolver. Curioso como os pensamentos se confundem e perdem a clareza com a falta de prática. Acredito que mesmo a criatividade pode – eventualmente deve, depende dos seus objetivos e necessidades – ser treinada, assim como o encadeamento de ideias, desenvolvimento textual, enfim, todas as formas de expressão de pensamento e sentimento (que não deixa de ser um pensamento).
            Jazz fusion dançante de fundo, quase disco music, só faltou a voz trovejante de Tim Maia por cima, pra contagiar de verdade, o que será estranho, considerando que a música é japonesa.
            Até certo ponto me diverte a maneira como música e literatura interagem e são tão fortemente unidas enquanto formas maiores da expressão do sentimento sendo, repetidamente, elaboradas e comentadas por filósofos ao longo da história como as mais sublimes, elevadas, apropriadas, qualificadas formas de arte. Hei de concordar, porque é inegável a um músico e escritor, ou escritor e músico, como as inclinações ditarem, que essas artes possuem em si mesmas a essência humana, não apenas da expressão, algo mais, algo de visceral, orgânico. Não é, contudo, a temporalidade, pois que a dança também a possui e, para mim, pouco ou nada expressa, exceto quando exercida, em detrimento de apreciada – qual não é o caso das outras duas citadas, porque quando as aprecio sinto nelas universalidade, capacidade de comunicar comigo e com qualquer outro, seja positiva ou negativamente. No comunicar refiro-me à comunicação real, íntima e sentimental – aqui não digo emocional porque as emoções são as exteriorizações dos sentimentos, o que vem a ser objeto de análise posterior e descabida aqui.
            So you see, para um texto de reabertura até que estou me estendendo bastante. Sobre a curta vida da criatividade, parece curada após essas poucas e loucas ideias. O que não é de todo verdade, porque houve uma substituição pela enxurrada de ideias apresentada no parágrafo anterior; ainda pior que nada expressar é expressar em excesso aquilo que deve ser ordenado e desenvolvido profunda e qualitativamente. Nalguma das próximas publicações prometo dissertar mais no tema da literatura, noutra da música e assim vou, colocando meus pensamentos dos dias semana após semana.
            Por hoje é isso, ainda que mil ideias me estejam afetando a mente agora. Antes que alguém pergunte, minha proposta é publicar textos semanalmente, ao contrário do comum hábito dos blogs de textos diários. Tenho minhas razões para isso, sendo a mais fundamental delas o desejo pelo desenvolver das ideias ao longo dos dias e, nas madrugadas de domingo, escrevê-las e publicá-las. Portanto, sejam bem-vindos!

3 comentários:

  1. Acredito que escrever é a melhor "recarga" que um escritor possa tomar. Escrever sobre o que gosta e sobre o que quer.
    Esperando mais textos tão ricamente escritos como este.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,vc e suas grandes ideias,crie para todos,assim sempre serás lembrado.
    Pois tudo que vc diz tem fundamento..
    e viva suas facul..amigão..
    Saudades

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ...
    Irei ler sempre.

    Viva a sua facul...

    Saudades Amigão

    ResponderExcluir